Inclusão escolar na EMEF professor João Gioca de Moraes
DOI:
https://doi.org/10.59742/jbh.v1i1.34Palavras-chave:
Formação, dificuldades, metodologia e inclusãoResumo
O presente artigo reúne dados resultantes da pesquisa de campo, inerente a inclusão escolar de pessoas portadoras de DV, DS e DM, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), professor João Gioca de Moraes, na localidade de Duartina/ SP, onde coletei dados junto aos realizado através de observações e entrevistas envolvendo professores, pais, alunos, membros do Conselho escolar, diretor e comunidade local. É importante evidenciar que todas as observações que fiz inicialmente, foram confirmadas pelas pessoas que fizeram parte desta pesquisa e, em momento algum, receberam interferências, ou até mesmo, tenham sido induzidas por parte desta pesquisadora, uma vez que, uma das metas a ser alcançada era obter resultados reais das concepções individualizadas e vividas por eles (atores) na EMEF João Gioca de Moraes, no que diz respeito a inclusão escolar dos alunos portadores de DV, DS e DM, naquela escola. Objetivo seguinte foi buscar compreender como os docentes daquele estabelecimento de ensino, recepcionam alunos, de que forma abordam o conteúdo, quais os materiais didáticos utilizados, quais outros recursos existem voltados para esses alunos especiais e quais as formas que estão sendo utilizados tais recursos e materiais, se é que existem, quais as dificuldades que esses profissionais enfrentam, se eles(profissionais) são habilitados na área, isto é, se possuem formação específica e como vem sendo utilizada a metodologia em sala de aula para que esses alunos recebam uma educação de qualidade e que aprendam com prazer e não por obrigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Biosciences and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.