Sobre a Revista

Foco e escopo

A missão do JBioscHealth é fomentar o conhecimento cognitivo e o estudo científico, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa e da ciência no País e no exterior. O objetivo do periódico é promover o avanço da pesquisa científica, tanto de pesquisadores que atuam no Brasil quanto no exterior, além de divulgar novos métodos científicos e resultados frutíferos para a comunidade científica por meio de acesso livre. A revista está aberta à submissão de artigos de alunos (sob a responsabilidade de pelo menos um orientador ou um profissional qualificado), professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O periódico publica diversos tipos de trabalhos científicos, como artigos originais, revisões e estudos de caso em diferentes áreas do conhecimento em idioma português e inglês. A sua natureza é multidisciplinar, publicando artigos científicos realizados nas mais diversas linhas do conhecimento de Biologia, Biomedicina, Ciências Ambientais, Ciências da Educação, Ciências da Saúde, Direito, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Clínica e Cirúrgica, Medicina Veterinária, Morfologia Humana e Animal, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Pública.

Políticas e Diretrizes de Avaliação

Avaliação dos manuscritos

Após a submissão do artigo pelo autor da pesquisa, a Equipe Editorial receberá o artigo e, consequentemente, fará a leitura para verificar se o texto está de acordo com as normas de submissão do periódico. O JBioscHealth adotou o software detector de plágio “CrossRef Similarity Check” que analisa o artigo na íntegra em busca de trechos ou todo o texto plagiado, caso ocorra confirmação de similaridade, o artigo será devolvido para reescrita do texto, se a correção não for atendida o artigo será rejeitado.

O autor brasileiro que submeter o artigo em inglês deverá anexar, junto com a submissão do artigo, um certificado feita por uma empresa especializada, com descrição dos serviços de tradução para o inglês, revisão de erros ortográficos e gramaticais. Quando o autor submeter o artigo em português, a versão em inglês do título, resumo e descritores não devem ser apenas uma tradução convencional, mas uma tradução especializada, com termos e palavras técnicas precisas, ou seu artigo poderá ser rejeitado. A Editora FARO oferece serviços de tradução e revisão em inglês, caso o autor queira contratar o serviço, peça o orçamento no endereço jbh.suportetecnico@faroroseira.edu.br. Esse tipo de serviço não implicará na aceitação do artigo. Portanto, é de responsabilidade dos autores realizar a versão do inglês, utilizando a grafia e palavras técnicos-científicos profissionais no texto.

Quando o artigo estiver em total conformidade com as Diretrizes para Autores, o Editor-Chefe poderá aceitar o artigo se o tema for relevante para a revista, encaminhando o artigo para revisão. Desse modo, o artigo será revisado ​​por avaliadores convidados e/ou membros do conselho editorial. Após a conclusão da revisão, os autores receberão uma notificação para as correções necessárias e uma carta deve ser enviada respondendo aos comentários do revisor.

O artigo, antes de seguir para a etapa final, a Equipe Editorial poderá fazer alteração no texto, melhorando a qualidade linguística e a compreensão das figuras/tabelas do artigo. Artigo corrigido, acrescido da carta de resposta dos autores, caberá ao Editor-Chefe a decisão final sobre a aceitação ou não da publicação do artigo.

Política de Acesso Aberto

O JBioscHealth fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo com base no princípio de tornar a investigação e o trabalho científico disponíveis gratuitamente para toda a comunidade nacional e internacional, sem nenhum custo para leitores e instituições de ensino e pesquisa, promovendo assim a pesquisa para o mundo. Há apenas uma pequena taxa por artigo para a manutenção e sustentabilidade do periódico, mas esta taxa não será cobrada no ano de 2023.

ISSN 2965-4424 - Periódico Online

Identificação de Similaridade e Prevenção de Plágio

JBioscHealth trabalha com o serviço de identificação de similaridade de texto e prevenção de plágio usando o CrossRef Similarity Check.

Taxa de Publicação do artigo

No ano de 2023, o JBioscHealth não cobrará dos autores a taxa de publicação de artigo de R$ 300,00 para autores brasileiros e também não cobrará US$ 100 de autores estrangeiros. Portanto, se o artigo for aceito para publicação, os autores brasileiros e/ou estrangeiros estarão isentos da taxa de publicação. A sustentabilidade e a manutenção da revista no ano de 2023 será de responsabilidade da Editora “Faculdade de Roseira-FARO”.

Declaração de Contribuições de Autoria

Os autores devem apresentar uma Declaração de Contribuições de Autoria, como exemplo de participação na construção do artigo, elaboração e redação dos capítulos textuais, formatação, revisão final e aprovação dos autores.